Minicursos
OF.01 - Uso do Trello como ferramenta pedagógica
Ministrante: Roberta Braga Tôrres (IFF campus Centro)Resumo: O Trello é bastante conhecido por ser uma ferramenta de gerenciamento de projetos, mas que pode ser adotado e ajustado para diferentes fins. Nesta oficina, o foco será o uso desta ferramenta no contexto pedagógico, favorecendo o processo de ensino e buscando estimular a maior participação dos discentes, a partir de uma plataforma interativa e colaborativa, provendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências. Os docentes podem usufruir de sua estrutura, dentre outras possibilidades, para explorar a aprendizagem baseada em projetos em suas turmas, acompanhando a evolução dos trabalhos e avaliando o desempenho da turma com transparência.
Material da Oficina: Overview do Ambiente Trello
Data: 04/06/2018 Início: 15h Término: 17h
Local: Laboratório 08 (bloco E).
Número de vagas: 40
Efetue o login para se inscrever.
OF.02 - Realidade Aumentada para Ensino de Línguas
Ministrante: Larrisa Cristina Cruz Brum (Reitoria) e Pedro Ferreira (IFF Campos Centro)Resumo: Aproximar as áreas do conhecimento no contexto do uso das tecnologias digitais tem sido um grande desafio para a transformação na Educação. Assim, esta oficina tem o objetivo de apresentar a Realidade Aumentada como uma ferramenta tecnológica que permite a inserção de objetos virtuais em objetos reais. Além da interatividade, a ferramenta apresenta uma interface intuitiva que favorece a facilidade de manipulação por usuários comuns de tecnologia. Durante a oficina, os cursistas irão criar ambientes em Realidade Aumentada e aplicá-los em um objeto real.
Data: 05/06/2018 Início: 15h Término: 17h
Local: Laboratório 08 (bloco E).
Número de vagas: 40
Efetue o login para se inscrever.
OF.03 - Utilizando o Moodle/PTCE como ferramenta de ensino
Ministrante: Samantha da Silva (IFF campus São João da Barra)Resumo: O foco do curso é explorar as ferramentas,principalmente aqueles que não conhecem a plataforma. Caso já utilize a plataforma, irá explorar ferramentas de maior complexidade.
Data: 06/06/2018 Início: 15h Término: 17h
Local: Laboratório 08 (bloco E).
Número de vagas: 35
Efetue o login para se inscrever.
OF.04 - Google Cardboard: óculos de realidade virtual de baixo custo para uso em sala de aula
Ministrante: Ana Paula Rocha Viana e Michelle Maria Freitas Neto (IFF campus Itaperuna)Resumo: Durante a oficina, os participantes aprenderão a montar um Cardboard, óculos de realidade virtual criado pelo Google, e conhecerão os principais aplicativos gratuitos compatíveis com o modelo e que tem sido usados em sala de aula, em diversos países, como aliado dos professores no processo de ensino.
Material da Oficina: Cardboard
Data: 07/06/2018 Início: 10h Término: 12h
Local: Sala de Multimídia (Bloco A - 1º andar)
Número de vagas: 30
Efetue o login para se inscrever.
OF.05 - Uso de Aplicativos para Avaliação e Aprendizagem Significativa
Ministrante: Daniel Coelho Ferreira (IFF campus Bom Jesus)Resumo: O processo de educar deixou de ser baseado na mera transmissão de conhecimentos. Metodologias passivas, em que o professor é apenas um transmissor de conteúdo, detentor de todo conhecimento e o aluno mero receptor, passivo, já não fazem muito sentido num mundo globalizado, conectado, em que a formação educacional perpassa o conteúdo de disciplinas. Metodologias participativas são focadas no estudante, que é o centro do processo ensino aprendizagem e corresponsável pelo seu desenvolvimento educacional. Dessa forma, trabalha-se habilidades requeridas não só pelo mercado de trabalho, mas também pela vida, pelo dia-a-dia. Pró-atividade, resolução de conflitos, trabalhos em grupos, construção coletiva de conhecimento, pesquisas, avaliar situações, pontos de vista diferentes, fazer escolhas, assumir alguns riscos, aprender pela descoberta, caminhar do simples para o complexo, e etc., ações que trabalham na formação sistêmica do estudante, forjando sua autonomia. Com base nessas premissas, faz-se uso de aplciativos para tornar o processo ensino-aprendizagem mais lúdico, real e significativo aos educandos.
Data: 07/06/2018 Início: 14h Término: 18h
Local: Laboratório 08 (bloco E).
Número de vagas: 40
Efetue o login para se inscrever.
OF.06 - Criando Hologramas Educativos com Realidade Aumentada
Ministrante: Matheus Gonçalves Vieira Rocha (IFF campus Itaperuna)Resumo: É impossível que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, certo? Errado! Dê as boas vindas a uma tecnologia que já começou a revolucionar a maneira como o ser humano interage com as máquinas (e as máquinas com o ser humano): a Realidade Aumentada. Nesta oficina, os participantes serão apresentados ao mundo das realidades aumentada e virtual, além de aprender a fazer hologramas e a usar a tecnologia na sala de aula.
Data: 08/06/2018 Início: 08h Término: 10h
Local: Laboratório 08 (bloco E).
Número de vagas: 35
Efetue o login para se inscrever.
OF.07 - Khan Academy como estratégia de ensino aprendizagem
Ministrante: Bruno de Castro Jardim (IFF campus Pádua)Resumo: O Khan Academy é um ambiente educacional gratuito que disponibiliza conteúdos de Matemática, Física, Química, Biologia, Economia, Artes e Computação, além de possuir preparatórios para exames específicos. O Khan Academy conta com vídeos hospedados no Youtube, diversos exercícios para praticar o conteúdo aprendido e também permite que os pais e professores acompanhem o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Nessa oficina exploraremos as potencialidades desse versátil projeto educacional que utiliza a linguagem da internet e da gamificação para contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Data: 08/06/2018 Início: 10h Término: 12h
Local: Sala 103 (bloco F) - Laboratório do EAD.
Número de vagas: 35
Efetue o login para se inscrever.
OF.08 - Criando animações e Histórias Interativas com Scratch
Ministrante: Michelle Maria Freitas Neto (IFF campus Itaperuna)Resumo: em elaboração
Data: 08/06/2018 Início: 15h Término: 17h
Local: Laboratório 08 (bloco E).
Número de vagas: 35
Efetue o login para se inscrever.